Atualmente, tenho visto muitos profissionais e cdesanimados e se você chegou até esse post, concorda comigo que não é normal estar nesse estado de espírito.
Seja pelo momento econômico atual ou por razões pessoais, muitas pessoas têm se deixado levar pelo desânimo no trabalho, esquecendo de viver e conquistar.
O que causa o sofrimento no trabalho?
É pelo trabalho que o homem se reinventa e supera-se. A importância do trabalho está no seu papel fundamental para o equilíbrio do homem, bem como para sua inserção no meio social, para sua saúde física e mental (Freud, 1974) - Vista do Somatização e Sofrimento no Trabalho
No ambiente de trabalho, o sofrimento pode surgir da insatisfação com o conteúdo significativo da tarefa e seu conteúdo ergonômico.
A insatisfação ocorre quando a tarefa não apresenta um sentido claro para o trabalhador, não representando um propósito para a organização, sua família ou a sociedade.
A falta de investimento afetivo na execução da tarefa pode levar à depressão manifestada pelo cansaço.
Esse desânimo transforma o trabalhador em um ser condicionado, que perde sua capacidade de desenvolvimento criativo e intelectual. A satisfação com o conteúdo significativo da tarefa é primordial para evitar o sofrimento no trabalho.
IDENTIFIQUE O MOTIVO PRINCIPAL DO SEU DESÂNIMO
Essas perguntas simples podem ajudá-lo a entender a causa da sua tristeza. É o primeiro passo para sair da inércia e buscar mudanças positivas.
O trabalho que você realiza tem um propósito claro para você?
Você sente que suas habilidades estão sendo bem aproveitadas?
Como está o ambiente de trabalho? É positivo e motivador?
Você se sente valorizado e reconhecido pelo seu esforço?
Há algum problema de saúde que possa estar afetando seu desempenho?
Você está satisfeito com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
As metas e expectativas do seu trabalho são realistas e alcançáveis?
Você tem oportunidades de crescimento e desenvolvimento na sua função?
O trabalho está alinhado com seus valores e interesses pessoais?
Você sente que tem autonomia e controle sobre suas tarefas diárias?
Refletir sobre essas perguntas pode ajudar a identificar áreas específicas que precisam de atenção e mudanças.
RESTABELEÇA SEU OBJETIVO
Seja conseguir mais clientes, mudar de emprego, ou mesmo de profissão, o momento pede uma estratégia para direcionar suas energias.
A saber, desânimo em excesso, desgasta a mente, inclusive o corpo, além disso, diminui sua saúde e se você não se vigiar, pode desencadear uma Depressão.
Por isso, demande sua energia e disposição ao que você deseja.
Sendo assim, pergunte-se o que você gostaria como resultado, veja-se no futuro, principalmente, o que VOCÊ pode fazer para melhorar a situação.
ACREDITE EM VOCÊ
As pessoas com quem tenho conversado, são super profissionais no que fazem, são exemplos de empreendedoras e empreendedores.
Porém, as que dependem de clientes para manter seu comércio aberto, ou aqueles que, dependem de demanda de trabalho, quero deixar o meu recado:
Vocês são ótimos no que fazem, e certamente são os melhores a encontrar a saída para a situação se reverter, pelo menos, no que estiver ao seu alcance.
Sendo assim, crie coragem, e pare de reclamar e tire da ponta da língua que o problema é economia é a política etc.
Esqueça eles, você tem o poder de mudar, e acredite:
você ainda não fez tudo o que poderia fazer para que a situação melhorasse.
Sendo assim, resgate o seu orgulho e sua autoestima e comece a trabalhar, vamos lá!
INVISTA EM VOCÊ. INVISTA UMA PARTE DE SEU DINHEIRO EM CONHECIMENTO
Falarei por experiência própria agora. Meu marido e eu fomos desligados da empresa, no mesmo momento, ou seja, até economizaram a saliva dispensando-nos de uma única vez para sequer repetir o repertório.
Tínhamos algumas contas no cartão crédito e outras dívidas controladíssimas, mesmo assim, ficamos estupefatos (pois é a palavra enfatiza bem o nível de surpresa que ficamos).
Entretanto, ficamos preocupados, pois, saúde e uma filha para cuidar são coisas que tiram a tranquilidade de qualquer pai de família.
Sim, ficamos desanimados, tristes, mas tínhamos algo que não deixou tão desamparados: o estudo.
Alguns anos atrás, meu marido buscou conhecimento em finanças e começou a se dar bem. Já eu, corri atrás de um sonho, no ano passado, e comecei a trabalhar como freelancer.
Ou seja, mesmo empregados, já tínhamos uma renda extra, que foram resultados de estudos que buscamos fazer.
Acredite, nos tempos em que vivemos atualmente, política e economia, não serão os únicos males que enfrentaremos.
Portanto, tente se encontrar em meio a pesquisas, estudos, vídeos de pessoas da mesma área que você, e encontre ideias para seu negócio, para você.
Há muitos conteúdos de excelente qualidade e que são gratuitos, ou ainda, tem cursos ótimos na Udemy que custam menos que uma blusinha no shopping!
Empenhe-se mais e conquistará mais. Enquanto você reclama, tem alguém que gostaria de estar no seu lugar.
CUIDE DE SUA SAÚDE
Saúde por sua vez, está na alimentação, nos cuidados com o corpo, no que você pensa e até mesmo, como você anda de aparência.
Aqui, quero lembrá-lo de não hesitar em pedir ajuda de um profissional, seja para um check-up ou seja para uma consulta ao psicólogo.
Às vezes, ficamos muito tempo “mastigando” um problema, a ponto de poluir nosso pensamento, onde, qualquer solução parece distante.
Pratique caminhada, ou algum exercício que o faça se mexer, viver o presente.
Uma coisa que aprendi, é que ao parar de viver um problema, pelo menos, por um momento, é possível que encontramos a solução para ele.
Ou seja, pelo simples fato de parar de pensar nele, a solução acaba aparecendo.
PLANEJE SEU DIA. PLANEJE A NOVA ROTINA DE TRABALHO
A princípio, pessoas organizadas, conseguem prever com maior facilidade possíveis problemas, bem como, conseguem encontrar soluções mais facilmente.
Isso evita que você se coloque em uma situação desagradável com seu cliente, funcionário, ou até mesmo em casa, com a família.
Um bom planejamento, ajuda a ter boas visões do negócio, te aproximam da realidade, quem nem sempre é tão desesperadora quanto parece.
Por exemplo, que você invista 30 minutos a 1 hora planejando seu dia ou sua semana. Aumenta sua produtividade, estimula sua criatividade e o melhor: DÁ ÂNIMO para as coisas que virão.
Também se torna legal a fase de planejamento é que todos os dias, pode sobrar um tempo pra você, que é bastante importante e revigora suas energias entre uma tarefa e outra.
NÃO TENTE FAZER TUDO SOZINHO
Se você tem uma equipe de trabalho, seja humilde e escute o que eles têm a dizer, sobre os problemas e sobre as possíveis soluções.
Se você trabalha em um comércio, há ainda a possibilidade de fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes, fornecedores e entender o que o mercado atual deseja.
Afinal, se a situação está ruim pra você, pode ser que para seu cliente também esteja.
Sobretudo, conversar ajuda a expandir a visão por outros espectros e como resultado, você pode agir da maneira mais assertiva possível.
CULTIVE A PACIÊNCIA
Definitivamente, a paciência é uma virtude.
Uma vez que, lidar com negócios, pessoas e uma série de outras coisas que envolvem esta cadeia, é preciso saber lidar com as emoções.
É preciso, ter autocontrole em alguns momentos, até porque, tomar decisões, inclusive sob pressão, faz parte do jogo.
Sendo assim, toma a melhor decisão aquele que está com a cabeça fria, focada na solução, e não em apontar o erro, pelo menos, não em um primeiro momento.
Além disso, ter paciência é importante, no sentido de que, às vezes, o resultado não vem tão rápido quanto você gostaria que viesse.
Resultados sólidos e constantes, assim como, bons clientes, bons trabalhos, são cultivados ao longo de uma jornada de trabalho, que pode levar tempo.
Empresas de nome, profissionais que são reconhecidos pelo seu trabalho, conquistaram seus clientes, por meio de confiança, trabalho árduo, e com ânimo e claro, sempre com sorriso no rosto.
Empreendedor que deseja crescer e se manter nesta área de não trabalhar para os outros, precisa ter paciência e perspectiva. Caso contrário, está na carreira errada.
O desanimo no trabalho, assim como, a irritação ou preocupação, fazem parte, porém, o que não pode é deixar que esses sentimentos conduzam as suas atitudes.
Resumindo, é preciso mudar, de conceitos, de atitudes, de pensamentos.
Já dizia uma frase simples e cabível ao tema que Mude e a situação mudará.
Desejo a você empreendedora e empreendedor sucesso.
コメント